Mascote Portal Paraíba

Aline Alencar

Aline de Araújo Alencar Carneiro, 29 anos, é formada em Ciências da Computação pela Universidade Federal da Paraíba, trabalha na Dataprev, Empresa de Tecnologia da Informação da Previdência Social e é membro da Cidade Viva.

Publicado em 26/02/2011 às 08:47:12

Passado de crente

Um bêbado inveterado deixa de beber.
Uma usuária de crack larga o vício que outrora a dominava.
Um mentiroso por hobby decide pagar o preço de falar a verdade.
Uma viciada em jogo, um adúltero de carteirinha, uma falsa religiosa, um julgador de plantão, um covarde, um assassino e tantos, tantos e tantos outros homens e mulheres tiveram seu caráter remodelado. Verdadeiramente remodelado!

Antes de falar do que vou falar, gostaria de dizer que um caráter remodelado não significa uma perfeição alcançada… Como já ouvi certa vez: “Perfeição é alvo de cristão e não estado de cristão!”.

Uma das mais incríveis mudanças no caráter de um homem aconteceu com Saulo (e comigo também, mas depois eu conto). Saulo que tornou-se Paulo.
Saulo era um dos mais terríveis antagonistas do cristianismo.
Era temido pelos cristão devido à sua ferrenha e violenta oposição a eles.
Ele estava envolvido na morte de Estevão:

…Ouvindo isso, ficaram furiosos e rangeram os dentes contra ele. Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, levantou os olhos para o céu e viu a glória de Deus, e Jesus em pé, à direita de Deus, e disse: ‘Vejo os céus abertos e o Filho do homem em pé, à direita de Deus’.
Mas eles taparam os ouvidos e, dando fortes gritos, lançaram-se todos juntos contra ele, arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas deixaram seus mantos aos pés de um jovem chamado Saulo.
” (Atos 7: 54-58)

E Saulo estava ali, consentindo na morte de Estevão. Naquela ocasião desencadeou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém. Todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e de Samaria.” (Atos 8:1)

Saulo nasceu em Tarso, uma cidade universitária conhecida por sua cultura e pelos filósofos da escola estóica. Por isso, Saulo estava em contato com o mais avançado ensino do seu tempo.
Ele possuía a cidadania romana, um altíssimo privilégio, além de ter um bom domínio do grego e demonstrar bastante habilidade de dialética. Citava poetas pouco conhecidos.

Mas sabe o que aconteceu a Saulo?

Enquanto isso, Saulo ainda respirava ameaças de morte contra os discípulos do Senhor. Dirigindo-se ao sumo sacerdote, pediu-lhe cartas para as sinagogas de Damasco, de maneira que, caso encontrasse ali homens ou mulheres que pertencessem ao Caminho, pudesse levá-los presos para Jerusalém.
Em sua viagem, quando se aproximava de Damasco, de repente brilhou ao seu redor uma luz vinda do céu. Ele caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que você me persegue?” Saulo perguntou: “Quem és tu, Senhor?” Ele respondeu: “Eu sou Jesus, a quem você persegue. Levante-se, entre na cidade; alguém lhe dirá o que você deve fazer”. Os homens que viajavam com Saulo pararam emudecidos; ouviam a voz mas não viam ninguém. Saulo levantou-se do chão e, abrindo os olhos, não conseguia ver nada. E os homens o levaram pela mão até Damasco.
” (Atos 9: 1-8)

É comum ouvir comentários sobre pessoas que aprontaram a vida toda e, enfim, decidiram ser “santos”. Isso é até motivo de piada: “essa casa tá mais suja do que passado de crente”, costuma-se dizer.
Com desdém, muitos condenam quem um dia “foi ruim” e decidiu mudar! Mal sabem tais pessoas a alegria que é para uma mãe, ver que o seu filho que descia ladeira abaixo no abismo das drogas, enfim encontrou uma saída. Quanta felicidade há no lar de quem viu seu pai, antes um bêbado cambaleante, enfim ter uma aparência de alguém sóbrio, com quem se pode conversar sem medo!
E o que dizer de alguém que já colocou as finanças da família em risco por causa de um vício por jogos passar a andar com segurança na calçada de um cassino?

É na igreja que há a maior concentração de “ex”: ex-prostitutas, ex-álcolatras, ex-adúlteros, ex-covardes, ex-fofoqueiros, ex-etc (na igreja não só ex não…).

Acredito no poder transformador de Cristo. Acredito também que uma instituição religiosa pode acarretar em mudanças em algumas pessoas. Muitos “ex-alguma-coisa” passam a praticar alguma outra “nova-coisa” sem se darem conta que esse novo costume também desagrada a Deus… O poder transformador de Cristo é mais abrangente, engloba o caráter como um todo. Deixar de fumar crack pra ficar falando de quem faltou ou não faltou ao culto de oração de terça não é algo que agrade a Deus. Certamente isso traz grandes retornos para a sociedade, mas para Deus, que vê o coração, a transformação tem que ser bem mais profunda.
(Que fique claro que não estou colocando Deus dentro de padrões. De forma alguma! Ele não cabe em padrões e age como como quer. Há pessoas que vão largando seus pecados aos poucos, uma mudança de cada vez, enquanto outras mudam radicalmente. Deus faz com cada um como Ele bem entende!).

E com Saulo, Deus decidiu agir radicalmente!
A mudança de Saulo foi tão repentina que causou medo e desconfiança nos cristãos que sofriam as perseguições que Saulo comandava. No texto abaixo, vemos Ananias questionando Deus por tê-lo mandado falar com Saulo:

Em Damasco havia um discípulo chamado Ananias. O Senhor o chamou numa visão:
- ‘Ananias!’
- ‘Eis-me aqui, Senhor’, respondeu ele. O Senhor lhe disse:
- ‘Vá à casa de Judas, na rua chamada Direita, e pergunte por um homem de Tarso chamado Saulo. Ele está orando; numa visão viu um homem chamado Ananias chegar e impor-lhe as mãos para que voltasse a ver’.
- ‘Senhor, tenho ouvido muita coisa a respeito desse homem e de todo o mal que ele tem feito aos teus santos em Jerusalém. Ele chegou aqui com autorização dos chefes dos sacerdotes para prender todos os que invocam o teu nome’. Mas o Senhor disse a Ananias:
- ‘Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel. Mostrarei a ele o quanto deve sofrer pelo meu nome’.
Então Ananias foi, entrou na casa, pôs as mãos sobre Saulo e disse:
- ‘Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que lhe apareceu no caminho por onde você vinha, enviou-me para que você volte a ver e seja cheio do Espírito Santo’.
Imediatamente, algo como escamas caiu dos olhos de Saulo e ele passou a ver novamente. Levantando-se, foi batizado e, depois de comer, recuperou as forças. Logo começou a pregar nas sinagogas que Jesus é o Filho de Deus.
” (Atos 9: 10-20)

Imagem de um árvore seca e ambiente desértico de um lado e uma árvore frondosa e o mar de outro.

E Saulo tornou-se Paulo, um ex-perseguidor de cristãos!
Sua mudança, tal qual a mudança que ainda ocorre em muitas pessoas nos dias de hoje, deixou o povo perplexo!

Todos os que o ouviam ficavam perplexos e perguntavam: ‘Não é ele o homem que procurava destruir em Jerusalém aqueles que invocam este nome? E não veio para cá justamente para levá-los presos aos chefes dos sacerdotes?’” (Atos 9: 21)

Paulo, o um ex-perseguidor de cristãos, tornou-se um gigante de Deus. Foi o maior defensor e anunciador dos feitos de Jesus Cristo. Não é à toa que estão registradas na Bíblia Sagrada 13 livros (cartas) escritos por Paulo (Romanos, duas aos Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, duas aos Tessalonicenses, duas a Timóteo, Tito e Filemom).

Sobre Paulo falaram ainda: “Aquele que antes nos perseguia, agora está anunciando a fé que outrora procurava destruir”. (Gálatas 1: 23)

Saulo -> Jesus Cristo -> Paulo: Uma mudança dessa só Ele pode fazer! E ainda hoje faz…

Abraços,

Aline Alencar

P.S.: Este é o 5º texto de um série de 7 textos (eu vou chegar lá…).

Comentários
  1. carlos alberto pereira(cacauefamilia@hotmail.com) disse:
    31/05/2011 - 10:06:49

    muito bom,vc tem um dom dado por DEUS,continue assim vc tem alcançado a muitos com esse jeito bom de evangelizar,siga em frente são muitos alvos ainda serem alcançados, DEUS te ajude a cada dia.

  2. margarethcristina deholandafernandes(margarethfernandes@ig.com.br) disse:
    13/03/2011 - 11:15:06

    excelente , sua forma de redigir prossiga beijos margareth

Comente!

Comentário (campo obrigatório)

Caracteres restantes: 10000

*Os conteúdos colocados aqui nessa coluna, são de responsabilidades de seus idealizadores.
Para nossa segurança, é gravado o IP de todas as pessoas que mandam mensagens, com isso podemos descobrir de onde foi enviado os comentários, então pedimos que respeitem as opiniões dos colunistas e que escrevam sem ofensas, e sem palavras de baixo calão.

Mascote Portal Paraíba

© 2003-2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução parcial ou total deste site sem prévia autorização.