Mascote Portal Paraíba

Alan Kardec Borges

Alan Kardec Borges é especialista em marketing político e propaganda eleitoral pela USP e bacharel em comunicação social pela UFPB. Já trabalhou no Jornal A União e nas assessorias de comunicação da Cagepa e Secom-JP. Participou de diversas campanhas eleitorais na Paraíba e São paulo.

Publicado em 06/05/2011 às 10:24:21

Maranhão tenta se beneficiar da imagem de Cássio

Na política, todo boato é criado com um objetivo. E a união entre Maranhão e Cássio não foge à regra. O boato que está circulando pela imprensa tem um objetivo claro, tentar ressuscitar o ex-governador José Maranhão na política Paraibana. E como tudo que Cássio toca “vira ouro”, Maranhão - estrategicamente - busca se aproximar de Cássio, mesmo que isso seja quase impossível. Só não descarto totalmente a hipótese porque já vi muitos bois voando na política.

Numa tentativa desesperada, Maranhão busca uma associação de imagem que lhe traga algum retorno eleitoral ou subjetivo à sua imagem pública. Visto como rancoroso e perseguidor, o ex-governador e seus aliados começam a plantar boatos de uma união remota, mas não impossível. A tática busca expor um Maranhão diferente, abertos a alianças até mesmo com seu maior adversário. E como aliança política é um campo fértil para a imaginação, muitos começam a acreditar no boato.

Maranhão busca a sobrevivência. Todos nós sabemos que o “Zé” tem um grave problema crônico com a urna eletrônica, nunca consegue vencer uma disputa de verdade. Em 1998, disputou uma eleição sem um adversário forte, na época o contraditório Gilvan Freire, ex-cassista, ex-ricardista, ex-socialista e hoje maranhista. Em todas as eleições disputadas “de verdade” Maranhão saiu derrotado. Perdeu para Cássio em 2006 e para Ricardo em 2010. Também não conta a vitória ao Senado, já que também não havia
adversário competitivo.

A novela se repete. Assim como o “visionário” Armando Abílio “cantou a bola” da aliança entre Cássio e Ricardo, os maranhistas tentam hoje a mesma tática. Só que de forma desesperada e sem muita lógica.
Afinal, o que danado Cássio ganharia rompendo com Luciano Agra e Ricardo Coutinho apenas para eleger seu desafeto político - responsável por sua cassação - prefeito de João Pessoa?

Ricardo e o Piso

Sempre defendi o não pagamento da “PEC 300” por um simples motivo: a PEC nunca existiu, pois nunca fora lei. Mas com o Piso Nacional dos professores é diferente. É lei sim. E precisa ser respeitado pelo governador, mesmo que isso infrinja a Lei de Responsabilidade Fiscal. Apesar das dificuldades financeiras que todos nós conhecemos, o governo precisa respeitar a lei do Piso Nacional. Ou o governo só usa o discurso da legalidade quando tem beneficio?

Romero e o PSD

A pré-candidatura do deputado federal Romero Rodrigues (PSDB) em Campina Grande ganha força com a declaração de Rômulo Gouveia, de que o PSD apóia o nome de Romero. A definição em torno do deputado federal mais votado de Campina começa a se desenhar. Alimentado pela imprensa sensacionalista, Diogo Cunha Lima ficará onde sempre esteve: fora da política. Com Romero, o grupo Cunha Lima terá uma candidatura com mais chances de vitória.

Disputado

O senador Vitalzinho entrou na disputa pelo pré-candidato a prefeito de Santa Rita, Adones Junior. Seu assessor, Neto Franca, entrou em contato com a coluna e informou que o desejo de Vitalzinho é que Adones permaneça no PMDB. Rômulo Gouveia também tenta levar o pré-candidato para o PSD. Até outubro, a gente sabe quem ganhou a disputa pelo menino de Santa Rita.

Santa Rita e a pesquisa

A pesquisa realizada pelo Instituto Opinião em Santa Rita, mostrando Reginaldo Pereira em primeiro e Adones em segundo ainda repercute na cidade. Tanto que um determinado grupo político, que não teve seu candidato citado, realizou outra pesquisa. O resultado foi o mesmo, Reginaldo em primeiro e Adones em segundo, só que subindo mais ainda. O balde de água fria foi tão grande que não tiveram a coragem
de divulgar os números. Santa Rita Espera... a pesquisa.

Cabedelo

A classe política finalmente abriu os olhos para Cabedelo. Hoje, até deputado estadual quer administrar a cidade. Lógico, a cidade tem um dos maiores ICMS da Paraíba. Verbas e mais verbas são destinadas ao município portuário. Fiquei sabendo que já tem gente contratando agência de publicidade e pesquisas quantitativa e qualitativa do mais alto nível.

Por falar em agência...

Torço bastante para que a Antares e a Mix fiquem com os maiores lotes da publicidade do governo do Estado. Junior Guerreiro (Antares) e Jurandir Miranda (Mix) são pessoas brilhantes e tiveram uma participação fundamental na vitória de Ricardo. Sem contar que são dois excelentes profissionais. Basta analisarmos os guias eleitorais feitos por Duda Mendonça no primeiro turno e os guias realizados pelas agências paraibanas no segundo turno. A diferença é gritante.

Guerra

A reeleição de Luciano Agra não será tão fácil quanto se imagina, Maranhão e Cícero estão tratando de atrapalhar os planos do prefeito. Prometem uma campanha pesada. Assim como no segundo turno de 2010, onde Maranhão conseguiu diminuir a diferença para Ricardo Coutinho em João Pessoa.

Comentários
  1. sergio(sergio153@r7.com) disse:
    07/05/2011 - 11:52:39

    Alan você vai ter um cargo importante no governo do ditador Ricardo Coutinho o de babão mor veja a saúde está um caos, os funcionários estaduais tiveram suas vidas pioradas com aumento da carga horária e diminuição do salário, polícia trabalhar com má vontade e o então deputado Ricardo Coutinho quando tinha uma greve corria para dar apóio agora de simplesmente que corta o ponto como no caso dos professores é o girasol quando chegou ao poder esqueceu totalmente o seu passado.

Comente!

Comentário (campo obrigatório)

Caracteres restantes: 10000

*Os conteúdos colocados aqui nessa coluna, são de responsabilidades de seus idealizadores.
Para nossa segurança, é gravado o IP de todas as pessoas que mandam mensagens, com isso podemos descobrir de onde foi enviado os comentários, então pedimos que respeitem as opiniões dos colunistas e que escrevam sem ofensas, e sem palavras de baixo calão.

Mascote Portal Paraíba

© 2003-2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução parcial ou total deste site sem prévia autorização.